A Avaliação Institucional Global da Faculdade SENSU é um processo de controle e acompanhamento das atividades desenvolvidas na instituição de ensino dentro de uma abordagem construtiva, visando à análise e ao aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. Tem como princípio a melhoria contínua dos processos acadêmicos buscando alavancar a instituição no seu percurso de crescimento e/ou consolidação. Conforme previsão do PDI terá início em 2017 para que os primeiros resultados sejam divulgados em 2018. Durante 2016 diversas ações de planejamento, tais como o desenvolvimento do presente documento terão início.

A Lei N° 10.861, de 14 de abril de 2004 implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constituindo-se como instrumento para o planejamento da gestão e desenvolvimento da educação, em articulação com as diretrizes da Comissão Nacional da Educação Superior (CONAES).

A Comissão Própria de Avaliação - CPA será a responsável por acompanhar e diagnosticar o processo. Esta Comissão consta da estrutura organizacional da Instituição e tem como objetivo geral redimensionar metodologias, avaliar propostas e diretrizes, bem como registrar deficiências procurando aperfeiçoar o processo acadêmico e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a Avaliação Institucional está relacionada:

-À melhoria da qualidade da educação superior;

-À orientação da expansão de sua oferta;

-Ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;

-Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 

A Avaliação Institucional tem por objetivo geral identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as 10 (dez) dimensões do SINAES, a saber:

-a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

-a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

-a responsabilidade social;

-a comunicação com a sociedade;

-as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

-a organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

-a infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

-o planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

-as políticas de atendimento aos estudantes;

-a sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.


 
Rua 3, nº 860, Centro - Goiânia - Goiás
 
contato@faculdadesensu.com.br
 

(62) 3933-4450

Equipe

Instalações

Metodologia